Ligado!
Bem-vindo ao Ligado! Registre-se agora e participe de nossos debates, acesse os tutoriais, tenha sua conta com avatares, e dispute pelos rankings no fórum!

(Não requer confirmação por email)

Já possui conta no fórum? Então conecte-se e comece a aventura!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Plágio - um mal que deve ser evitado

Viniliff

Líder da Equipe
Líder da Equipe

Você já ouviu falar da palavra plágio? Ela é utilizada quando alguém 'rouba' uma ideia de alguém ou usa um texto ou imagem de outra pessoa, por exemplo, sem sua devida permissão.

Exemplo: Caso você copiasse este artigo e publicasse em outro site, você estaria nos plagiando.

Mesmo que você "só tenha copiado um pequeno trecho', você não deixa de ter cometido essa infração. Por isso, mesmo que, por exemplo, você copie metade desse texto e altere a ordem de duas palavras, você estará infringindo a lei. Sim, existe uma lei sobre o plágio, sendo que este é um crime e pode levar à cadeia ou à multas altas.

Então eu não posso copiar nada na internet?
Claro que pode, mas com devida autorização do autor da obra. Também existem sites que permitem que você copie pequenos trechos ou imagens, mas recomendamos que antes entre em contato com o dono do site, ou caso este seja muito ocupado, com um de seus funcionários.

E se eu citar a fonte?
Muitos acham que se copiarem uma obra qualquer da internet e citarem a fonte, não haverá problemas. Isso não é verdade! Muito sites possuem direitos autorais e mesmo que você cite a fonte, estará plagiando. Você pode, por exemplo, escrever um texto com base neste que está lendo e citar a fonte (não há problemas!), mas não pode nos copiar e achar que não há problemas citando nosso nome/link.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas.

Viniliff, em Dom 21 Set 2014, 14:49    #1

Gostou deste tópico? Então você também vai gostar destes aqui: