Ligado!
Bem-vindo ao Ligado! Registre-se agora e participe de nossos debates, acesse os tutoriais, tenha sua conta com avatares, e dispute pelos rankings no fórum!

Regulamento do fórum Ligado Regist10
(Não requer confirmação por email)


Já possui conta no fórum? Então conecte-se e comece a aventura!
Regulamento do fórum Ligado Login10
Ligado!
Bem-vindo ao Ligado! Registre-se agora e participe de nossos debates, acesse os tutoriais, tenha sua conta com avatares, e dispute pelos rankings no fórum!

Regulamento do fórum Ligado Regist10
(Não requer confirmação por email)


Já possui conta no fórum? Então conecte-se e comece a aventura!
Regulamento do fórum Ligado Login10


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Regulamento do fórum Ligado

Admin

Admin

Líder da Comunidade
Líder da Comunidade

Caros usuários,
Estes pequenos tópicos nortearão seus debates e viagem pelo mundo do fórum Ligado.

1 - Idioma
Por ter sido criado especificamente por internautas lusófonos (falantes da língua portuguesa), considera-se que a linguagem oficial do fórum é o português. Naturalmente não podemos exigir o cumprimento de todas as regras e da forma culta da língua, mas um conhecimento mínimo é requerido. A linguagem de internet é permitida no fórum, mas seu uso cauteloso é recomendado, para evitar confusões nas mensagens.

2 - Conteúdo das discussões
Para esta regra, temos alguns pontos a definir:

  • Na criação de tópicos, lembre-se de que ele é o cartão de visita de suas mensagens. O título do tópico remete aos visitantes acessá-lo. Um título desorganizado, totalmente em minúsculas, OU TOTALMENTE EM MAIÚSCULAS, sem muita coerência, ou do tipo "ME AJUDA PELAMORDEDEUS" não o ajudarão a resolver suas dúvidas mais rapidamente. Pelo contrário, o risco é que o tópico seja deletado do fórum. Procure fazer uma pesquisa no fórum para verificar se sua pergunta já não foi debatida. Assuntos repetidos podem ocasionar em confusão, e além disso o usuário ganha tempo solucionando seu problema de maneira rápida;
  • As duas regras citadas acima também servem para as mensagens. Clareza, uso minimamente correto da língua portuguesa e a postagem na área correta são os requisitos básicos. Uma mensagem clara pode fazê-la ser respondida mais rapidamente, e evita quaisquer entendimentos distorcidos que possam surgir sobre elas;
  • O spam (postagem de várias mensagens sem nexo) ou flood (postagem da mesma mensagem várias vezes) não leva a nada e não irá lhe dar reconhecimento no fórum por isso. Na verdade, o reconhecimento que ganhará será o da Equipe, na lista de banidos;
  • Evite invadir o debate de outros colegas usuários, para ajudar na melhora do atendimento do fórum. Procure criar um novo tópico com a sua dúvida, e poderá ter sua dúvida resolvida de maneira mais eficiente;
  • A publicidade a raiz de outros sites que debatam sobre tecnologia é desencorajada, salvo os casos em que os mesmos forem parceiros do Ligado.
  • O uso de palavreado chulo (baixo calão) é detestável tanto no social quanto na Internet, e portanto é proibido no fórum.


3 - Interação entre os usuários
Aqui vamos nortear alguns pontos básicos para uma boa convivência entre os usuários:

  • Seja cortês ao ter suas perguntas respondidas e saiba dizer obrigado. Esta palavra, além de determinar a solução de suas dúvidas, reconhecerá a ajuda de quem debateu consigo a dúvida;
  • Não discuta com um usuário só por que ele tem uma opinião diferente da sua. Tome-a como uma sugestão para melhorar suas ideias ponto a ponto;
  • As ameaças não serão toleradas entre os usuários, uma vez que além de um detrimento da ordem do fórum, passam a ter um caráter judicial, o qual o Ligado não tem como se responsabilizar caso ocorra.


4 - Perfil, dados de contato e afins
I - O Ligado terminantemente desencoraja:


  •  a postagem de dados pessoais e de contato (celular, skype, etc.) no fórum, sendo que os mesmos estão proibidos de serem postados em quaisquer áreas do fórum;
  • a troca de mensagens com informações pessoais para outros usuários do fórum (senha, e-mail, endereço da casa e documentos pessoais, como RG, CPF, por exemplo). Estas informações são privativas à si e, nas mãos de pessoas mal-intencionadas, poderão causar muitas dores de cabeça. A Equipe também não precisa destes dados pessoais. Quaisquer erros em suas contas devem ser reportados e serão resolvidos pelo próprio perfil no fórum;
  • o uso dos sistemas do fórum ou qualquer outro sistema de troca de mensagens para marcar encontros. Os casos de pedofilia e crimes (como estupros) marcados pela internet são ascendentes, e o Ligado não poderá dar apoio à qualquer destes eventos, nem psicológica, nem judicialmente;


II - Quanto aos perfis, estão listadas algumas regras e limitações:

  • é proibida a criação de perfis com cunho de ameaça ou provocação à outros membros (entrando na regra 3) e moderadores do fórum, sob risco de punição das contas envolvidas por tempo indeterminado;
  • é proibido o uso de avatares ou assinaturas com cunho pornográfico ou racista, religioso ou político.


III - Dimensões dos avatares e assinaturas:

  • O limite de tamanho dos avatares é de 120x120px, com um peso máximo de 64kb. Infelizmente o peso é definido pelo servidor e não podemos o alterar;
  • Para as assinaturas, limitamos o conteúdo a, no máximo, 3 imagens, que não poderão exceder os 600x300px, a fim de tornar o acesso à página mais leve para usuários com computadores menos eficientes; O número de links externos na assinatura é limitado a 5. Já a quantidade de linhas fica à disposição do usuário, sendo que o servidor permite 1000 caracteres na assinatura, incluindo códigos BB e emoticons.



5 - Punições pelo descumprimento das regras
Os usuários que insistirem no descumprimento dos regulamentos descritos neste tópico, mesmo após terem sido avisados, receberão as devidas sanções proporcionalmente à infração cometida. Infrações graves ou repetidas constantemente podem acarretar ao banimento imediato do fórum.

I - Métodos de infração:


  1. Advertências simples, de acordo com a necessidade da equipe, feitas nos próprios tópicos ou via Mensagem Privada (quantas a equipe achar necessárias);
  2. Infrações de aviso (cartões amarelos), à caráter de advertência (excesso de avisos podem acarretar banimento);
  3. Deduções na barra de respeito às regras (no seu perfil de usuário), à carater punitivo. A depender do nível da barra, os usuários poderão levar banimento temporário, segundo a tabela abaixo:


Advertência
Dedução na barra de respeito
Acúmulo máximo
Período de banimento após acúmulo
Nível 0 - Aviso de fórum1%10 avisos1 dia
Nível 1 - Infração leve
Invasões, ofensas, conduta indecorosa simples
10%2 avisos5 dias
Nível 2 - Infração mediana
Repetições das infrações para nível 1. Ofensas, uso incorreto do idioma.
25%3 avisos10 dias
Nível 3 - Infração pesada
Reincidência das duas infrações anteriores. Criação de baderna no fórum, flood e spam
50%1 aviso20 dias
Nível 4 - Infração gravíssima
Nicknames, assinaturas ou avatares impróprios. (Perfil irregular) Ameaças, ofensas, danos morais ou psíquicos aos demais usuários e moderadores. Reincidência das proibições anteriores. Atos de vandalismo (flood e spam) que ponham em detrimento a imagem do fórum ou quaisquer um de seus gerentes ou moderadores.
150%1 aviso30 dias
6 meses
1 ano
Indeterminado
(Depender da gravidade das infrações cometidas)

A barra de respeito às regras começa com 200 pontos. À medida que infrações vão sendo aplicadas, os pontos decrescem. Quando a barra se esvazia por completo (0 pontos), o usuário recebe um banimento de 1 mês automaticamente. Os moderadores também poderão definir em conjunto aos coordenadores e administradores, punições diferenciadas para serem feitos à determinados usuários.

Assim que o usuário é desbanido, têm recuperados 25% (50) dos seus pontos na barra de respeito. À medida que o usuário não sofre mais punições, a barra irá se recuperar a uma porcentagem fixa por mês, a depender da quantidade de pontos, até que seja preenchida por completo novamente. A equipe também poderá definir em conjunto medidas oficiais para resetar todos os valores das barras de respeito dos usuários em determinadas datas (perdão geral).

6 - Equipe de Moderação
A Equipe de Moderação de Ligado é um conjunto de trabalhadores voluntários que velam pelo cumprimento das regras, a ordem e os debates intuitivos em nosso fórum. O único meio de se alistar na mesma é realizando uma candidatura e passando por uma entrevista. As candidaturas serão liberadas de acordo com a demanda necessária.

Os moderadores são as principais peças no desenvolvimento do fórum. Qualquer tentativa de astincalhamento ou desmerecimento, ofensas, mentiras e quaisquer posturas inadequadas contra os mesmos serão duramente punidas.

Naturalmente, qualquer denúncia contra os Moderadores deverá ser feita via MP para os Administradores e Líderes, com o máximo de provas e anexos possíveis, para que o caso seja analisado. Caso a acusação seja falta, ela poderá se virar contra o próprio "delator" (usuário).

7 - Considerações finais

  • Gostariamos de agradecer à participação de todos ao fórum Ligado, e dizer que as regras não são uma forma de censura, mas sim de organização de ideias, debates e proposições, pelo bem do fórum e todos os seus usuários;
  • Qualquer alteração que possa ser feita nos artigos acima terá supervisão de toda a Equipe, e os usuários serão prontamente avisados sobre as mudanças e conteúdo das mesmas.


Atenciosamente,
De sua Equipe Ligado!

Última atualização: 15/10/2014

Admin, Sáb 10 Mar 2012, 15:06    #1



Gostou deste tópico? Então você também vai gostar destes aqui: